Subscribe:

About

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Subversion e Subversive - Guia rápido

Não tivemos muitas atualizações desde a última postagem, mas o ritmo de relatórios deve aumentar bastante durante este mês de julho, quando damos início ao desenvolvimento do projeto. E é por isso que hoje vamos falar um pouco de Subversion, tanto para tirar dúvidas dos integrantes da equipe quanto ajudar qualquer outra equipe de desenvolvimento que use ou queira usar o Subversion como ferramenta colaborativa.


O que é Subversion? Para que serve Subversion?


O Subversion é um sistema de controle de versão, o que significa que ele é capaz de manter um histórico de arquivos do usuário, sejam arquivos de código-fonte, documentação, páginas web etc. Ele é especialmente útil para desenvolvimento em equipe, uma vez que oferece um controle maior sobre as alterações sofridas ao longo do tempo, possibilidade de desfazer essas alterações, e recursos para resoluções de conflitos (por exemplo, no caso de vários usuários alterarem o mesmo arquivo ao mesmo tempo).

Para que isso seja possível, é necessário ter um repositório que será acessado pelos usuários. No nosso caso, temos um repositório Subversion disponibilizado pela escola para todos os projetos.

Como acessar um repositório Subversion?


Há vários aplicativos do lado do cliente que oferecem uma interface de comunicação com um repositório Subversion remoto ou local. Aqui vamos tratar especificamente do plugin Subversive, para a IDE Eclipse, que é o que foi proposto em sala de aula.

Primeiro, obtenha o plugin do Subversive referente à sua versão do Eclipse. Por exemplo, se estou usando a versão 3.6 (Helios) do Eclipse, devo baixar esta versão do Subversive. Agora basta instalar o plugin usando a interface do Eclipse através de "Install New Software...":

Clique para ampliar.

Agora vá em "Add..." -> "Archive..." -> selecione o local do plugin. Acho que também é possível pegar direto do link sem precisar baixar para sua máquina, mas eu não consegui, então na dúvida fica aí este método mesmo.

Clique para ampliar.

Após instalar o plugin e reiniciar o Eclipse, você terá a escolha de qual Connector usar. Há os Connectors do tipo "SVN Kit", compatíveis com todas as plataformas, e os "Native JavaHL", compatíveis apenas com Windows. Observe também a compatibilidade com o Subversion. No nosso caso, devemos escolher um Connector compatível com SVN 1.6.x, como o SVN Kit 1.3.2.

Clique para ampliar. Imagem obtida de http://www.vogella.com/articles/EclipseSubversive/article.html.

Siga os passos finais da instalação e pronto! Agora você pode começar a acessar um repositório Subversion através do Eclipse.

Operações básicas no Subversion


Check out (update)


Para obter a última versão do projeto, você deve selecionar a opção "Import..." dentro de "File" no Eclipse.

Clique para ampliar.

Localize a opção "Project from SVN" e insira os dados referentes ao repositório. Eventualmente você chegará à seguinte tela, na qual é possível escolher a opção de check out desejada:

Clique para ampliar.

Na dúvida, recomendo selecionar a terceira ou quarta opções, que trarão todos os arquivos da pasta, independente de serem ou não projetos do Eclipse.

Commit


Para fazer um commit simples de um arquivo criado ou modificado, basta clicar com o botão direito nele, selecionar "Team" -> "Commit..." e deixar seu comentário.

Clique para ampliar.

Você também pode clicar com o botão direito no projeto e dar um commit em todos os arquivos modificados de uma vez.

Synchronize


Se quiser ter uma visão geral de todos os updates feitos por outros usuários e suas próprias alterações, clique com o botão direito no projeto e selecione a opção "Synchronize with Repository", dentro de Team. Isso abrirá uma nova perspectiva no Eclipse, "Team Synchronizing", na qual você poderá visualizar as mudanças e realizar um update ou commit.

Clique para ampliar.

Utilizando a perspectiva SVN Repository Exploring


Através da perspectiva SVN Repository Exploring, você pode navegar com facilidade pelo repositório, o que é conveniente no caso de estruturas de repositório complexas com vários projetos, incluindo código-fonte, recursos multimídia, documentação etc. Verifique se essa perspectiva está disponível no seu ambiente:

Clique para ampliar.

Em caso negativo, instale-a a partir do ícone localizado no canto superior direito da tela, ao lado esquerdo da perspectiva atual, e escolha "Other...":

Clique para ampliar.

Agora selecione "SVN Repository Exploring" e confirme. Aí vai uma amostra da perspectiva:

Clique para ampliar.

0 comentários:

Postar um comentário