Subscribe:

About

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Conclusões da reunião de 18/07

A seguir estão as conclusões que tiramos da nossa última reunião. Como o post ficou meio grande, foi melhor separá-lo do resto das atualizações da semana, que serão registradas no próximo relatório.




Revisão do design de alto nível


  • Novo design (requisitos não funcionais):
Clique para ampliar.

  • Motivos da revisão:
Foi notado que, devido a diferenças de hardware, um aparelho rodando o sistema operacional Android pode ter seu desempenho drasticamente reduzido. Portanto, essa deve ser uma preocupação importante na hora do desenvolvimento e o teste de jogabilidade contemplará esse aspecto. Adicionalmente, a facilidade de uso será validada por um ou mias testes de usabilidade.

Recursos gráficos


  • Divisão das tarefas:

As tarefas foram classificadas em ordem de importância e delegadas aos seguintes integrantes da equipe:

  1. Cartas (incluindo sprites dos lutadores): Leon
  2. Mapas: Victor
  3. Design da interface (menus do jogo): Leon
  4. Efeitos de batalha: Victor
  5. Imagens do modo campanha: Victor
  6. Mapa-múndi do modo campanha: Victor

  • Conclusões:
Para a primeira versão (demo) do projeto, esperamos ter prontos um conjunto inicial de cartas, um mapa e, se possível, os efeitos das respectivas cartas.

Arquitetura do projeto


  • Nova arquitetura:
Clique para ampliar.

  • Motivos da revisão:
Como optamos por não utilizar scripts externos, incluímos as entidades como componentes dentro da aplicação, provocando as mudanças observadas.

  • Diagramas adicionais:
Eu (Gabriel) fiquei de elaborar alguns diagramas de classes com base no que foi discutido, observando o padrão MVC. É um modelo bem geral, abstraindo do libgdx e qualquer implementação específica, mas que deve servir para guiar o desenvolvimento. No próximo relatório serão divulgados os demais diagramas, mas por hora fica o diagrama mostrando as classes e seus relacionamentos:

Clique para ampliar.

  • Divisão das tarefas:
Nesta etapa inicial, foi decidido que as seguintes tarefas seriam realizadas:

- Camada visual do jogo: Hugo
- Camada lógica do jogo: Felipe

Suporte a mapas


  • Conclusões:
Não utilizaremos a integração nativa do libgdx com o Tiled Map Editor; os mapas serão exportados como png e tratados pela lógica da aplicação. Montar todo um packfile a partir de tiles individuais seria uma alternativa inviável, uma vez que os tilesets já foram previamente montados e não é possível automatizar o processo de forma satisfatória.

Linguagem de script


  • Conclusões:
Não utilizaremos linguagem de script, na ausência de alternativas viáveis para Android.

Bibliografia


  • Mapas:
Ferramenta que possibilita a criação de terrenos:

http://www.baixaki.com.br/download/earthsculptor.htm

  • Efeitos:
Ferramenta que pode auxiliar a criação dos efeitos:

http://www.baixaki.com.br/download/explogen.htm

  • GUI:
Alguns tutoriais de interface:

http://psd.tutsplus.com/tutorials/interface-tutorials/video-game-interface-photoshop/
http://psd.tutsplus.com/tutorials/interface-tutorials/how-to-make-a-menu-interface-for-a-fantasy-themed-iphone-game/

  • Modelagem do sistema:
Guia básico de UML para a modelagem:

http://docs.kde.org/stable/pt_BR/kdesdk/umbrello/uml-basics.html

  • Arquitetura do jogo:
Artigo sobre a arquitetura MVC em jogos:

http://pontov.com.br/site/arquitetura/51-programacao/310-criando-jogos-com-a-arquitetura-mvc

  • Programação:
Guia de geração de Javadoc e uma biblioteca para criação de interfaces no libgdx (TWL):

http://stthiaggo.blogspot.com.br/2011/08/gerando-um-javadoc.html
http://dpk.net/2011/03/10/libgdx-and-twl/
http://twl.l33tlabs.org/

Demais considerações


N/A

0 comentários:

Postar um comentário