Subscribe:

About

domingo, 20 de maio de 2012

O ontem, o hoje e o amanhã

Não se trata de um relatório "oficial", uma vez que o projeto ainda não foi apresentado aos professores para aprovação. Mas, antes disso, queremos ter uma visão geral e bem definida das coisas a fim de melhor direcioná-las ao sucesso. Essa visão geral abrange passado, presente e futuro.






O que já foi feito


Brainstorming


Realizamos uma pequena sessão de brainstorming com todos os integrantes da equipe, da qual retiramos a maior parte das ideias. Isso foi muito importante para garantir que todos estivessem em sintonia, focando em um objetivo comum.

Documentação inicial


Sintetizamos as ideias aprovadas em uma pequena documentação, como meio de manter os esforços da equipe coordenados e levantar todos os requisitos de forma clara e consistente.

Protótipo


Foi elaborado um protótipo no software RPG Maker VX, com a função de captar a essência da jogabilidade. Acertamos alguns detalhes extras e pudemos aprovar definitivamente a mecânica do jogo após vê-la em ação (embora cheia de bugs e gambiarras).



O que está sendo feito


Pode-se imaginar que, neste ponto, as coisas estão praticamente todas definidas, certo? Bem, sim e não. Os esforços até agora foram quase todos concentrados na base conceitual do jogo, deixando o desenvolvimento efetivo para um momento posterior. Não haveria problema nenhum na abordagem, não fosse pelo fato de que somos iniciantes tanto no desenvolvimento de games quanto nas tecnologias adotadas.

Certamente não gostaríamos de ter um game design e roteiro fenomenais, apenas para chegar no fim do ano e ter que concluir o projeto às pressas, sem conseguir implementar tudo. Logo, decidimos mudar de paradigma e experimentar um pouco, identificando desde já os problemas e restrições que enfrentaremos durante o desenvolvimento para nos prepararmos melhor.

Segundo protótipo


O primeiro protótipo foi feito como um meio de avaliar a jogabilidade, ignorando aspectos técnicos, então agora focaremos nas tecnologias e ferramentas adotadas. O protótipo será desenvolvido utilizando a biblioteca libgdx, escolhida devido à possibilidade de desenvolver tanto para PC quanto Android, e possivelmente levantará alguns problemas que nos levarão a optar por soluções diferentes. Ele simulará os detalhes principais de uma partida, sem se focar na interação com o jogador.

Inteligência artificial


Mesmo no primeiro protótipo, a inteligência artificial já foi reconhecida como um fator que deve ser planejado com cuidado, estando diretamente associada à dificuldade do jogo. O objetivo agora é elaborar algoritmos que descrevam a estratégia de um inimigo-teste em termos de mecânica do jogo, e posteriormente testá-los de algum modo. O planejamento desses algoritmos pode revelar aspectos da jogabilidade que devem ser ajustados.

Design gráfico


Um dos principais limitantes do desenvolvimento é a disponibilidade de recursos gráficos, o que depende de como a equipe gráfica consegue lidar com a demanda. Para isso, estão atualmente sendo criados sprites de personagens e ilustrações diversas.

Validação dos requisitos


Dependendo dos resultados das experiências acima, pode haver a necessidade de adequar o roteiro, funcionalidades e detalhes técnicos do projeto à realidade atual. Cada um dos membros vai relatar seus problemas, êxitos e sugestões, a partir dos quais tentaremos chegar a um consenso de como gerenciar o desenvolvimento daqui para frente.



O que será feito


Uma vez que as tecnologias, ferramentas e escopo estiverem definidos, o roteiro do jogo começará a ser desenvolvido em integração com o design gráfico e a implementação. Demais detalhes serão revelados em um post futuro.

0 comentários:

Postar um comentário